NOTÍCIA: KitKat representa apenas 1,1% do mercado do Android
Um dos grandes problemas do Android para os desenvolvedores é sua fragmentação. A adesão às novas versões é lenta e pode demorar meses ou an...
http://the-pirate-android.blogspot.com/2013/12/noticia-kitkat-representa-apenas-11-do.html
Um dos grandes problemas do Android para os desenvolvedores é sua fragmentação. A adesão às novas versões é lenta e pode demorar meses ou anos para que as atualizações se popularizem. Com o KitKat, lançado no fim de outubro, não é diferente. Apenas 1,1% dos dispositivos Android já têm a versão 4.4 do sistema do Google.
O sistema é bastante novo, é verdade, mas mesmo assim não deixa de ser um problema. Apenas os tablets e celulares da linha Nexus e algumas unidades do Moto X nos EUA já receberam a versão; todos eles, essencialmente, celulares do Google. Outras fabricantes prometem a atualização, mas nunca deixam muito claro quando isso irá acontecer.
O Android KitKat foi lançado como uma possível salvação para este problema. O Google promete um menor consumo de memória, o que permitiria que até os celulares mais antigos pudessem receber a atualização. A tendência é que o ritmo de adoção da versão 4.4 seja maior do que as anteriores por isso, mas por enquanto não é o que está acontecendo.
Para efeito de comparação, o iOS 7, versão mais recente do sistema da Apple, estava em 73% dos aparelhos após o mesmo período de um mês. A diferença é que a empresa produz todos os celulares e tablets que utilizam seu sistema operacional, garantindo maior controle sobre a atualização.
No Android, além do lançamento do Google, cada fabricante precisa fazer suas modificações sobre o sistema antes de distribuir o software. As operadoras também atravancam o processo. Graças a isso, por muito tempo a versão Gingerbread, já bastante defasada, liderou o ranking de participação do mercado de Android, para desespero dos desenvolvedores. A versão ainda representa 24,1% dos aparelhos, enquanto a também ultrapassada Ice Cream Sandwich está em 18,6% do mercado.
A versão Jelly Bean conta com 54,5% do mercado, mas mesmo dentro desta família ainda há muito atraso. A maioria possui a versão 4.1 do sistema, com 37,4% deste nicho. Apenas 12,9% já estão na versão 4.2, enquanto a 4.3 tem apenas 4,2% dos usuários.
FONTES: CNET - OLHAR DIGITAL
*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!